10/01/2012 - 09h40, publicado em UOL - página Ciência e Saúde.
Estudo revela que nicotina ajuda memória de idosos
Em Washington
- Idosos submetidos ao tratamento com nicotina tiveram melhores resultados em testes cognitivos
A pesquisa divulgada parcialmente na revista Neurology, da Academia Americana de Neurologia, analisou 74 não fumantes com idade média de 76 anos. A metade recebeu um adesivo de nicotina na pele durante seis meses e o outro grupo, placebo.
Os submetidos ao tratamento com nicotina apresentaram melhores resultados em testes cognitivos de atenção e memória, além de maior rapidez e coerência para processar informações.
Após seis meses com o adesivo de nicotina, o grupo "recuperou 46% do rendimento normal para a idade na memória de longo prazo, enquanto o 'grupo placebo' teve uma queda de 26% no mesmo período", destaca o estudo.
Os autores do trabalho advertem que os idosos não devem começar a fumar para melhorar sua função cerebral, e que serão necessárias mais pesquisas para confirmar os efeitos positivos da nicotina a longo prazo.
Também é pouco provável que a nicotina ajude as pessoas que já têm boa memória, destacou o autor do estudo Paul Newhouse, diretor do Centro de Medicina Cognitiva da Universidade do Vanderbilt Medical Center.
"Se já está funcionando bem, não é necessária, mas se há declínio, a nicotina pode devolver parte da boa memória. Um pouco dela faz com que o desempenho melhore", disse Newhouse
.
COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO:
Texto interessante, de fonte confiável, não sensacionalista, que mostra a nicotina, substância tida como vilã para a saúde das pessoas, quando administrada com orientação médica pode vir a ter um efeito benéfico a memória.
CRÍTICA:
A imagem postada junto com o texto não tem nada a ver, pois pode induzir leitores preguiçosos (de Títulos e imagens) de que fumar faz bem para a memória.
TESTES ENVOLVENDO O TEMA: (se quiser as respostas me pergunte em um comentário)
1) Questão FÁCIL - Básica de leitura e interpretação de texto.
CPS 2005 - A tabela a seguir mostra a situação dos jovens fumantes na fase experimental.
Os Estudantes e o Fumo Estudo de 2003 com alunos de 7a e 8a séries do Ensino Fundamental e 10 ano do Ensino Médio de 25 escolas particulares e públicas em cada cidade (Dados de 11 capitais) Fonte: Adaptado de "Folha de S.Paulo"/Junho 2004.
As pesquisas realizadas mostram que os principais fatores que favorecem o tabagismo entre os jovens brasileiros são a curiosidade pelo produto, a imitação do comportamento do adulto, a necessidade de autoafirmação e o encorajamento proporcionado pela propaganda. No Brasil, com a Lei 10.167/2000 que restringe a propaganda de cigarro e de produtos derivados do tabaco, esse panorama tende a mudar a médio e longo prazo.
Considerando o exposto podemos afirmar que
a) a Lei em vigor pretende aumentar o tabagismo.
b) a medida adotada pelo Governo eliminará o uso de cigarro na população jovem.
c) a Lei busca eliminar a venda de cigarros para jovens.
d) a Lei, por restringir a publicidade, poderá resultar na diminuição do consumo de cigarros por jovens.
e) a Lei busca eliminar a nicotina do cigarro, substância tóxica que causa a dependência química.
2) Questão de nível DIFÍCIL : Envolve conceitos químicos (interpretação de fórmulas estruturais simplificadas, mol e massa molar) e raciocícios lógicos e matemáticos (regra de três).
Unifesp 2007 - Um trabalho desenvolvido por pesquisadores da UNIFESP indica que, embora 70 % dos fumantes desejem parar de fumar, apenas 5 % conseguem fazê-lo por si mesmos, devido à dependência da nicotina. A dependência do cigarro passou a ser vista não somente como um vício psicológico, mas como uma dependência física, devendo ser tratada como uma doença: "a dependência da nicotina".
Numa embalagem de cigarros, consta que o produto contém mais de 4700 substâncias tóxicas, sendo relacionados o alcatrão, com 6 mg, o monóxido de carbono, com 8 mg, e a nicotina, com 0,65 mg. Os teores dessas substâncias referem-se à fumaça gerada pela queima de um cigarro. A quantidade em mol de moléculas de nicotina presentes na fumaça de um cigarro dessa embalagem é
a) 4,0 × 10-6.
b) 5,0 × 10-6.
c) 6,0 × 10-6.
d) 7,0 × 10-6.
e) 8,0 × 10-6.
Dados: C = 12; N = 14; O = 16; H = 1.
Ééé né, zoeguinha vai pro céu mesmo!!
ResponderExcluirVocê acha que estudos assim podem incentivar o uso do cigarro entre idosos para melhorar a memória??
E existem outras formas da aplicação médica da nicotina para o mesmo resultado?? Não que eu esteja interessado em usar, hahaha.
Quanto aos testes, 1-D 2-A ?? Abraços, Leo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bom Zoéga, você comentou com nós sobre esse texto na sala de aula e fiquei muito curiosa em saber mais detalhadamente! Li todos os textos do Blog, adorei são muito bons. Parabéns pelo trabalho e obrigado por nos proporcionar textos tão informativos como esse ! Beiijos Aninha *-*
ResponderExcluir