sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

"A consulta"

Não gosto muito de ir a médico, pois alguém já disse que quem procura acha, só recorro a um profissional quando a situação está mais crítica e um simples analgésico, antiácido ou pomadinha, já não é suficiente para aplacar a dor. E tome bronca da patroa...

Nestas férias, enquanto amigos viajavam para Las Vegas, Ilhas Cayman, ou mesmo para Guarujá e Ubatuba, eu que fiquei pelas Terras de Indaiá, descansava e me preparava psicologicamente para fazer um check-up geral na saúde.

Primeiro ligo para o cardiologista que acompanha este hipertenso já há alguns anos, mas só consigo marcar uma consulta para fevereiro. Ufa, ganhei um tempo para  quem sabe dar uma emagrecida, pensar em começar a caminhar, minimizando talvez o meu esculacho anual por ser sedentário e obeso.

Em seguida, respiro fundo, tomo coragem e ligo para o meu urologista que há 5 longos anos não vejo e não sinto saudades.  Confirmo a  ironia das especialidades médicas, o cardiolista não tem vaga para janeiro, já o urologista, lógico, marco para o mesmo dia...Mas como diz outra máxima, se é inevitável relaxa...e lá vou eu para meu exame.

Reparo que outro fato raro na medicina acontece no mesmo dia,  sou atendido exatamente na hora marcada e ao adentrar a sala do Dr. me recordo de seu rosto e sou cumprimentado com um suave aperto de suas delicadas mãos...

A conversa transcorre normalmente, vou me preparando psicologicamente, quando de suas mãos recebo uma guia de exames de sangue e urina que devo fazer para depois retornar...

Os dias passam, faço os exames e os resultados me são informados por telefone pela patroa, que não resistiu a tentação e abriu o envelope que foi buscar, sugerindo ao final que eu faça um seguro de vida... E tome bronca...

O dia do retorno ao urologista ocorre antes da consulta ao cardiologista; que facilidade marcar o retorno... Chego correndo de  Santa Barbará sem tempo para almoçar, tomo um rápido banho, me preparo mentalmente para a consulta enquanto saio correndo com o envelope de exames aberto...

Desta vez a consulta atrasa. É, mas não muito, cerca de um ou dois minutos, não é normal...só com urologistas isto acontece. Ao entrar em sua sala, um perfume agradável irrompe pelas minhas narinas, a mão macia me cumprimenta novamente  e após o Dr abrir o envelope aberto,  uma rápida analisada,  sou informado que urina e PSA estão normais, mas  os demais resultados são uma calamidade. Mas isto eu já sabia...

Entabulamos então, uma longa conversa, onde descubri que o Dr. tem o dom da vidência, pois foi capaz de descrever meu dia a dia, o que como, o que tenho na geladeira, como durmo, como sou ansioso, mas aí acho que eu "dei bandeira", pois estava sentado em posição de quem queria sair correndo dali...

Constato que não tenho muitas opções, ou mudo de hábitos ou é bom fazer um seguro de vida, a patroa da bronca agradece...

Mas o momento da consulta que mais me incomodava é chegado, vamos ao exame, as mãos não tão macias se preparam, eu me posiciono e depois de um leve, mas desagradável incômodo descubro que minha próstata está normal.

Por incrível que possa parecer saio da sala feliz, pois o pior já passou, não senti prazer e não tenho interesse em ter o telefone pessoal do dono das mãos macias...Mas vou revê-.lo em 2013.

Agora só me resta mudar de hábitos...de saúde!!!









Um comentário:

  1. Diante da meiguice de seu médico tão bem ilustrada pela imagem, eu diria que essa mudança de hábitos seria urgente, pra ontem!!! rsssssss

    ResponderExcluir