segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Caminhos...

No final do ano recebi muitas mensagens de carinho de meus alunos e ex-alunos. A energia que me passam nestas mensagens servem para recarregar as esperanças deste educador, de que vale a pena ser professor e a continuar a se reciclar para acompanhar as novas necessidades da Educação.
Ao responder uma destas mensagens de uma aluna, lembrei-me de um trecho de uma poesia de Antonio Machado que li há muitos anos, num texto de Carlos Heitor Cony, que ia na linha do que queria dizer a minha aluna.

"Caminhante, não há caminho.
O caminho se faz ao andar..."

Nós, pais, professores queremos sempre que nossos "pupilos" encontrem caminhos seguros, bem traçados e planejados para se tornarem profissionais bem sucedidos e felizes. Cada pai, professor, generalizando "adulto responsável" tem uma sugestão de percurso a seguir. Antigamente ser Doutor, Engenheiro, funcionário do Banco do Brasil, ser Professor (acreditem!!!), casar bem (?), eram alguns dos caminhos que seriam garantia de felicidade.

Hoje ainda há pessoas que apresentam sugestões seguras e garantidas de percursos.

Mas os tempos mudaram muito e atualmente acho que a frase do poema acima é a que para mim representa ser o melhor caminho.

O caminho que você jovem vai construindo, conforme vai andando pela sua vida. Orientações de "estrelas" hão de ajudar, mas é o prazer de fazer algo que acredita, sua capacidade de superar obstáculos,  de fazer escolhas nas bifurcações que a vida apresenta e de perseverar para construir sua trilha, que o tornará o profissional e acima de tudo a pessoa com o adjetivo que eu considero mais importante: FELIZ!!!

 Portanto, que cada um construa o seu PRÓPRIO CAMINHO, e parafraseando Titãs na música Epitáfio




O acaso vai TE  proteger
Enquanto VOCÊ andar distraído
O acaso vai TE proteger
Enquanto VOCÊ andar...

http://www.youtube.com/watch?v=JdwSveD0m_o

Abaixo o poema completo do poeta espanhol Antonio Machado.

Caminante, son tus huellas
el camino y nada más;
Caminante, no hay camino,
se hace camino al andar.
Al andar se hace el camino,
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar.
Caminante no hay camino
sino estelas en la mar.
 

2 comentários:

  1. Professor, mto lindo! Para aqueles que estão no começo de carreira essa msg ajuda mto a acalentar um coração cheio de incertezas! Mas não adianta ficar quebrando a cabeça, basta apenas fazer o que o poema diz: "O caminho se faz ao andar..."

    Um grande abraço,
    Fernanda, aluna do 3º ano do colégio Guimarães Rosa turma de 2008

    ResponderExcluir
  2. Olá Zoega

    Não pude ler tudo só dei uma passada para olhar rapidinho mas voltarei com certeza para acompanhar seu blog, agora estou no trabalho rss então é rapido mesmo. Mas de cara achei seu blog mto legal.

    beijos

    ResponderExcluir